Júlio César Pereira Baptista (São Paulo, 1 de outubro de 1981) é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como 💋 meio-campista.
Atualmente comanda o Valladolid B.[2]
Carreira como jogador [ editar | editar código-fonte ]
Iniciou casa ou fora betano carreira no São Paulo como segundo 💋 volante, no talentoso time de Kaká e Luís Fabiano no início da última década.
Ficou de 2000 a 2003 no clube, 💋 onde ganhou um Torneio Rio-São Paulo e um Supercampeonato Paulista.
No dia 21 de julho de 2003, teve casa ou fora betano venda acertada 💋 ao Sevilla por 2,8 milhões de dólares.[3]
Em 2005, marcou 38 gols em seus 63 jogos pelos Rojiblancos.
Foi convocado para a 💋 Seleção Brasileira e sagrou-se campeão da Copa das Confederações FIFA, se envolvendo assim em uma série de especulações a respeito 💋 de uma transferência para os gigantes Barcelona e Real Madrid.
No dia 29 de julho de 2005, por 20 milhões de 💋 euros, ele assinou um contrato de cinco anos com o Real Madrid, após um mês de intensas negociações com os 💋 clubes ingleses Arsenal e Tottenham.
[4] Durante as negociações, Baptista frequentemente afirmou que desejava ficar na Espanha pelo menos até o 💋 final de 2005, para poder conseguir um passaporte europeu que lhe daria grande flexibilidade para circular pelo continente.
Empréstimo ao Arsenal 💋 [ editar | editar código-fonte ]
Na temporada 2006–07, foi emprestado ao Arsenal para a disputa da Premier League.
No clube londrino, 💋 usou o número 9 e era utilizado muito esporadicamente, como tal, o Arsenal decidiu não ativar a cláusula que permitia 💋 o clube inglês exercer o direito de opção de compra.
No dia 9 de janeiro de 2007, ganhou notabilidade por marcar 💋 quatro gols num jogo válido pela semifinal da Copa da Liga Inglesa – o adversário do Arsenal naquela ocasião foi 💋 o Liverpool.
[5] Esse fato é um dos grandes e memoráveis na carreira do jogador, tanto no contexto de atuação geral 💋 jogando pelo Arsenal, quanto em casa ou fora betano carreira futebolística.[6]
Retorno ao Real Madrid [ editar | editar código-fonte ]
Na temporada 2007–08, voltou 💋 a jogar pelo time madrilenho.
Foi campeão espanhol com o Real naquela temporada, mas como reserva.
Em 14 de agosto de 2008, 💋 se transferiu para a Roma por nove milhões de euros.
[7][8] O jogador alegou insatisfação com o clube espanhol por ficar 💋 a maior parte do tempo no banco de reservas, e por este motivo assinou contrato com o clube italiano.
Na cidade 💋 de Roma, Júlio rapidamente se adaptou ao futebol italiano, com muitos gols, dentre eles alguns golaços, como o que fez 💋 contra o Torino, de bicicleta.
[9] Já contra o Napoli, driblou dois adversários e acertou um belo chute de fora da 💋 área.
Passou a ser considerado ídolo dos torcedores da Roma, que tem um lugar cativo no coração com as constantes contusões 💋 do ídolo Francesco Totti.
No dia 3 de janeiro de 2011, foi anunciado como novo reforço do Málaga.
[10] La Bestia assinou 💋 um contrato de três anos e meio com o clube espanhol.
[11] Marcou nove gols em 12 jogos na temporada 2010–11, 💋 ajudando assim a livrar o clube do rebaixamento na La Liga.
No dia 23 de julho de 2013, o Cruzeiro anunciou 💋 a contratação de Júlio para substituir o também meio-campista Diego Souza.[12][13]
Estreou no dia 21 de agosto, contra o Flamengo, numa 💋 vitória por 2 a 1 no Mineirão, em jogo válido pela Copa do Brasil.
Fez seu primeiro gol no dia 1 💋 de setembro pelo Brasileirão, contra o Vasco da Gama após uma cobrança de falta.
No mesmo ano conquistou o tri Campeonato 💋 Brasileiro.
No dia 23 de novembro, em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, numa derrota por 2 a 1 💋 para o Vasco, ele soltou uma declaração polêmica, na qual teria dito ao zagueiro Cris "faz outro logo, p***a!", já 💋 que o time carioca precisava de saldo de gols para amenizar casa ou fora betano situação no torneio.
[14] Em entrevistas, tanto Júlio quanto 💋 Cris negaram, e disseram que as câmeras pegaram apenas uma parte da discussão, na qual ambos afirmam que Cris teria 💋 dito à Júlio "amacia aí, pô" e Júlio teria respondido a polêmica frase, já que a equipe cruzmaltina estava ganhando 💋 o jogo e não teria dificuldades em fazer o terceiro gol.[15]
Em 2014 disputou a Copa Libertadores, conquistou o Campeonato Mineiro 💋 em cima do grande rival Atlético[16] e o segundo Campeonato Brasileiro de forma consecutiva.[17]
Já em 2015, sem a camisa 10 💋 que foi cedida a Giorgian De Arrascaeta, recém chegado, Baptista atuou em apenas três partidas, ano no qual encerrou o 💋 contrato com o Cruzeiro, em 3 de dezembro.
No dia 23 de março de 2016, Júlio Baptista acertou com o americano 💋 Orlando City, time onde o brasileiro Kaká jogava.[18]
Após oito meses, o clube anunciou que não contava com o meia para 💋 a disputa da Major League Soccer em 2017.
Segundo o jornal "Orlando Sentinel", o brasileiro foi considerado um dos melhores reservas 💋 da MLS na temporada por ter conseguido gols ou pênaltis mesmo entrando nos minutos finais das partidas.
Em 23 jogos disputados, 💋 Júlio Baptista marcou seis gols e deu três assistências.
Se despediu do Orlando City em 23 de novembro de 2016.
No dia 💋 18 de agosto de 2018, Júlio Baptista voltou ao futebol profissional ao ser anunciado como o novo reforço do CFR 💋 Cluj, da Romênia.
[19] Ele se tornou a maior contratação da história do futebol do país.[20]
Estreou no dia 26 de agosto 💋 de 2018, no empate em 0 a 0 contra o Gaz Metan Mediaș, pela sexta rodada da Liga I Betano, 💋 o Campeonato Romeno.
Entrou aos 25 minutos da segunda etapa, substituindo o meia Alexandru Ioniță.
Anunciou oficialmente a casa ou fora betano aposentadoria no dia 💋 23 de maio de 2019, aos 37 anos.[21][22]
Estreou pela Seleção Brasileira no dia 4 de junho de 2001, num empate 💋 em 0 a 0 contra o Japão pela Copa das Confederações FIFA daquele ano.
[23] Foi convocado também para a Copa 💋 das Confederações FIFA de 2005, na qual foi reserva e atuou em apenas duas partidas.[24]
Como muitas vezes jogou fora de 💋 posição no Real Madrid, casa ou fora betano forma caiu e ele não foi incluído na lista da Copa do Mundo FIFA de 💋 2006.
[25] No entanto, com a chegada de Dunga, Baptista foi convocado para a Seleção Brasileira com frequência, indo para a 💋 Copa América de 2007, na qual marcou o gol de abertura na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre 💋 a Argentina, na final, no dia 15 de julho.
[26] Baptista encerrou a competição com três gols.
Foi convocado para a Copa 💋 das Confederações FIFA de 2009 e para a Copa do Mundo FIFA de 2010, atuando assim em todas as competições 💋 na "Era Dunga".
[27] No total, Baptista atuou em 48 jogos pela Seleção Brasileira e marcou cinco gols.
Carreira como treinador [ 💋 editar | editar código-fonte ]
No dia 8 de julho de 2021, Júlio Baptista foi anunciado como técnico do Valladolid B, 💋 clube patrocinado por Ronaldo, assinando contrato até 30 de junho de 2022.
[28] Baptista assumiu o cargo no lugar do treinador 💋 espanhol Javier Baraja, ex-volante do Valladolid.
São PauloReal MadridCruzeiroSeleção Brasileira
Júlio César Pereira Baptista (São Paulo, 1 de outubro de 1981) é 💋 um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como meio-campista.
Atualmente comanda o Valladolid B.[2]
Carreira como jogador [ editar | editar código-fonte 💋 ]
Iniciou casa ou fora betano carreira no São Paulo como segundo volante, no talentoso time de Kaká e Luís Fabiano no início da 💋 última década.
Ficou de 2000 a 2003 no clube, onde ganhou um Torneio Rio-São Paulo e um Supercampeonato Paulista.
No dia 21 💋 de julho de 2003, teve casa ou fora betano venda acertada ao Sevilla por 2,8 milhões de dólares.[3]
Em 2005, marcou 38 gols em 💋 seus 63 jogos pelos Rojiblancos.
Foi convocado para a Seleção Brasileira e sagrou-se campeão da Copa das Confederações FIFA, se envolvendo 💋 assim em uma série de especulações a respeito de uma transferência para os gigantes Barcelona e Real Madrid.
No dia 29 💋 de julho de 2005, por 20 milhões de euros, ele assinou um contrato de cinco anos com o Real Madrid, 💋 após um mês de intensas negociações com os clubes ingleses Arsenal e Tottenham.
[4] Durante as negociações, Baptista frequentemente afirmou que 💋 desejava ficar na Espanha pelo menos até o final de 2005, para poder conseguir um passaporte europeu que lhe daria 💋 grande flexibilidade para circular pelo continente.
Empréstimo ao Arsenal [ editar | editar código-fonte ]
Na temporada 2006–07, foi emprestado ao Arsenal 💋 para a disputa da Premier League.
No clube londrino, usou o número 9 e era utilizado muito esporadicamente, como tal, o 💋 Arsenal decidiu não ativar a cláusula que permitia o clube inglês exercer o direito de opção de compra.
No dia 9 💋 de janeiro de 2007, ganhou notabilidade por marcar quatro gols num jogo válido pela semifinal da Copa da Liga Inglesa 💋 – o adversário do Arsenal naquela ocasião foi o Liverpool.
[5] Esse fato é um dos grandes e memoráveis na carreira 💋 do jogador, tanto no contexto de atuação geral jogando pelo Arsenal, quanto em casa ou fora betano carreira futebolística.[6]
Retorno ao Real Madrid [ 💋 editar | editar código-fonte ]
Na temporada 2007–08, voltou a jogar pelo time madrilenho.
Foi campeão espanhol com o Real naquela temporada, 💋 mas como reserva.
Em 14 de agosto de 2008, se transferiu para a Roma por nove milhões de euros.
[7][8] O jogador 💋 alegou insatisfação com o clube espanhol por ficar a maior parte do tempo no banco de reservas, e por este 💋 motivo assinou contrato com o clube italiano.
Na cidade de Roma, Júlio rapidamente se adaptou ao futebol italiano, com muitos gols, 💋 dentre eles alguns golaços, como o que fez contra o Torino, de bicicleta.
[9] Já contra o Napoli, driblou dois adversários 💋 e acertou um belo chute de fora da área.
Passou a ser considerado ídolo dos torcedores da Roma, que tem um 💋 lugar cativo no coração com as constantes contusões do ídolo Francesco Totti.
No dia 3 de janeiro de 2011, foi anunciado 💋 como novo reforço do Málaga.
[10] La Bestia assinou um contrato de três anos e meio com o clube espanhol.
[11] Marcou 💋 nove gols em 12 jogos na temporada 2010–11, ajudando assim a livrar o clube do rebaixamento na La Liga.
No dia 💋 23 de julho de 2013, o Cruzeiro anunciou a contratação de Júlio para substituir o também meio-campista Diego Souza.[12][13]
Estreou no 💋 dia 21 de agosto, contra o Flamengo, numa vitória por 2 a 1 no Mineirão, em jogo válido pela Copa 💋 do Brasil.
Fez seu primeiro gol no dia 1 de setembro pelo Brasileirão, contra o Vasco da Gama após uma cobrança 💋 de falta.
No mesmo ano conquistou o tri Campeonato Brasileiro.
No dia 23 de novembro, em partida válida pela 36ª rodada do 💋 Campeonato Brasileiro, numa derrota por 2 a 1 para o Vasco, ele soltou uma declaração polêmica, na qual teria dito 💋 ao zagueiro Cris "faz outro logo, p***a!", já que o time carioca precisava de saldo de gols para amenizar casa ou fora betano 💋 situação no torneio.
[14] Em entrevistas, tanto Júlio quanto Cris negaram, e disseram que as câmeras pegaram apenas uma parte da 💋 discussão, na qual ambos afirmam que Cris teria dito à Júlio "amacia aí, pô" e Júlio teria respondido a polêmica 💋 frase, já que a equipe cruzmaltina estava ganhando o jogo e não teria dificuldades em fazer o terceiro gol.[15]
Em 2014 💋 disputou a Copa Libertadores, conquistou o Campeonato Mineiro em cima do grande rival Atlético[16] e o segundo Campeonato Brasileiro de 💋 forma consecutiva.[17]
Já em 2015, sem a camisa 10 que foi cedida a Giorgian De Arrascaeta, recém chegado, Baptista atuou em 💋 apenas três partidas, ano no qual encerrou o contrato com o Cruzeiro, em 3 de dezembro.
No dia 23 de março 💋 de 2016, Júlio Baptista acertou com o americano Orlando City, time onde o brasileiro Kaká jogava.[18]
Após oito meses, o clube 💋 anunciou que não contava com o meia para a disputa da Major League Soccer em 2017.
Segundo o jornal "Orlando Sentinel", 💋 o brasileiro foi considerado um dos melhores reservas da MLS na temporada por ter conseguido gols ou pênaltis mesmo entrando 💋 nos minutos finais das partidas.
Em 23 jogos disputados, Júlio Baptista marcou seis gols e deu três assistências.
Se despediu do Orlando 💋 City em 23 de novembro de 2016.
No dia 18 de agosto de 2018, Júlio Baptista voltou ao futebol profissional ao 💋 ser anunciado como o novo reforço do CFR Cluj, da Romênia.
[19] Ele se tornou a maior contratação da história do 💋 futebol do país.[20]
Estreou no dia 26 de agosto de 2018, no empate em 0 a 0 contra o Gaz Metan 💋 Mediaș, pela sexta rodada da Liga I Betano, o Campeonato Romeno.
Entrou aos 25 minutos da segunda etapa, substituindo o meia 💋 Alexandru Ioniță.
Anunciou oficialmente a casa ou fora betano aposentadoria no dia 23 de maio de 2019, aos 37 anos.[21][22]
Estreou pela Seleção Brasileira no 💋 dia 4 de junho de 2001, num empate em 0 a 0 contra o Japão pela Copa das Confederações FIFA 💋 daquele ano.
[23] Foi convocado também para a Copa das Confederações FIFA de 2005, na qual foi reserva e atuou em 💋 apenas duas partidas.[24]
Como muitas vezes jogou fora de posição no Real Madrid, casa ou fora betano forma caiu e ele não foi incluído 💋 na lista da Copa do Mundo FIFA de 2006.
[25] No entanto, com a chegada de Dunga, Baptista foi convocado para 💋 a Seleção Brasileira com frequência, indo para a Copa América de 2007, na qual marcou o gol de abertura na 💋 vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Argentina, na final, no dia 15 de julho.
[26] Baptista encerrou a 💋 competição com três gols.
Foi convocado para a Copa das Confederações FIFA de 2009 e para a Copa do Mundo FIFA 💋 de 2010, atuando assim em todas as competições na "Era Dunga".
[27] No total, Baptista atuou em 48 jogos pela Seleção 💋 Brasileira e marcou cinco gols.
Carreira como treinador [ editar | editar código-fonte ]
No dia 8 de julho de 2021, Júlio 💋 Baptista foi anunciado como técnico do Valladolid B, clube patrocinado por Ronaldo, assinando contrato até 30 de junho de 2022.
[28] 💋 Baptista assumiu o cargo no lugar do treinador espanhol Javier Baraja, ex-volante do Valladolid.
São PauloReal MadridCruzeiroSeleção Brasileira